bhive cresce no mercado brasileiro como alternativa de baixo custo para contratação de talentos por projetos

Brasil, Negócios

(Modelo de negócio atrai clientes que buscam otimização de investimentos)

No Brasil desde 2016, a bhive, plataforma que  conecta os melhores profissionais de negócios com projetos de curto prazo em empresas, duplica o crescimento no Brasil. “É possível notar que apesar de números positivos no primeiro trimestre (graças a uma extraordinária produção agrícola no periodo), o mercado está bastante apreensivo com as perspectivas políticas de curto prazo e isso afeta e muito o desempenho econômico e o ânimo das empresas. A grande maioria dos setores está em contração e os níveis de desemprego ainda estão bastante altos, com muita gente qualificada fora do mercado. Apesar disso, existe uma oportunidade para inovações como a bhive, que oferece uma solução alternativa e mais barata que a consultoria tradicional, e pode ajudar os clientes na otimização de seus investimentos”, explica Leonardo Marchant, CEO da bhive.  A empresa projeta faturamento de 2 milhões até o primeiro semestre de 2018.

O executivo destaca que o maior desafio da empresa para o próximo trimestre no Brasil é seguir aumentando a base de especialistas, atualmente formada por mil consultores. “Consolidar a presença da bhive no mercado brasileiro num cenário de dúvida como esse, significa que muitos setores da economia precisam se “reinventar” e estamos confiantes que a cultura de trabalhar por projetos vai ter um grande papel nessa mudança”, completa o executivo.

A bhive já acumula mais de 50 projetos no mundo, sendo que o Brasil com menos de um ano de operação já representa 40% dos negócios da companhia. A base de consultores é formada por especialistas egressos das melhores universidades do mundo e executivos que acumulam ampla experiencia em companhias multinacionais. “Nosso processo de seleção é minuncioso, atualmente 20% dos consultores são brasileiros e duplicamos o número de projetos desde a instalação no mercado nacional”, explica Adriana Peceno, CMO da bhive.

Perfil de Expert bhive

A base de especialistas bhive compreende diferentes perfis, sendo 50% formados por ex-executivos,. Já a classificação por área de expertise está dividida em marketing e tecnologia com 40% de especialistas e os demais distribuidos em finanças, projetos, operações, recursos humanos, entre outras.

Broker de consultores

Helder Matosinho – consultor bhive – destaca que a plataforma facilita seu trabalho atuando como um “broker”efetuando a triagem, divulgação e negociação entre os consultores e as empresas demandantes, possibilitando aos consultores manter o foco nos aspectos técnicos do projeto e nas suas maiores habilidades. “A execução de projetos, a promoção e vendas de competências e serviços são conflitos vivenciados por qualquer profissional independente de consultoria. É um conflito de tempo x finalidade x competências divergentes, pois você tem que executar um projeto e antes deste maturar/estabilizar, já tem que alavancar a próxima venda”, explica Helder.

Helder tem 45 anos, é gerente de projetos e recursos humanos. Já trabalhou em empresas como PriceWaterhouse Coopers, Whirlpool, Avibrás Aeroespacial, Panasonic, NCR, FAST Shop, entre outras. É um profissional certificado em Berlin com especialização na Universal Management Services GmbH- Switzerland.

Na prática

A Casa 92, instalada em uma antiga residência de Pinheiros, reúne bar e balada com pista boulevard inspirada com projeções de imagens da década de 50. A casa recebe aproximadamente duas mil pessoas por semana e comemora em 2017 sete anos. A Casa 92 já recorreu aos serviços da bhive duas vezes, sendo um dos  projetos um estudo de viabilidade para instalação de uma nova unidade da Casa 92 no exterior. “A bhive tem sido um parceiro extremamente assertivo nas diretrizes de estudo de viabilidade comercial para abertura de filial da nossa casa no exterior. Os profissionais destacados para o projeto estão considerando detalhes decisores na implantação do projeto. Conhecer o mercado externo e suas nuances exigem planejamento e conhecimento, por isso, delegamos a equipe da bhive um estudo para direcionar o nosso negócio”, complete Fernando Autran, sócio da Casa 92 –  Casa 92 – Oficial:

Sobre a bhive

A bhive é uma plataforma que conecta empresas que precisam de soluções e desenvolvimento de projetos de marketing, estratégia, finanças, entre outros, com especialistas nestas áreas. Conta com profissionais egressos das melhores universidades do mundo e executivos renomados.

Em 2017 a bhive foi selecionada para o Startup Chile, iniciativa pública que, desde 2010 investe em startups locais e internacionais.

A bhive atende empresas da América Latina e mantém entidades legais no Chile, Argentina, Brasil e Colômbia. A empresa atende projetos também em outros países como no México, Peru e Estados Unidos.

Entre os clientes, a bhive destaca projetos consolidados em bancos, indústria química, setores de entretenimento, Tecnologia da Informação, Agricultura, jurídico e consultoria, entre outros.

Responsável: Elenita Andrade

Contato: elenita@comunicacaovertical.com.br