Concurso de coleta de resíduos premia escolas públicas com instrumentos de escrita no período de um ano

Brasil, Cidadania, Educação, Meio ambiente

A instituição de ensino pública que mais arrecadar instrumentos de escrita para a reciclagem será premiada com kits de material escolar durante um ano. A participação é totalmente gratuita.

Sabe aquele lápis quebrado ou caneta sem tinta que já não pode mais ser utilizada e que você jogaria no lixo? A boa notícia é que esse material pode ser reciclado, transformado em novos produtos e ainda beneficiar escolas de todo o Brasil. Trata-se do Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell que está promovendo o concurso “Faxina nos Armários” e irá premiar uma instituição de ensino pública com kits de material escolar pelo período de um ano. Entre os resíduos aceitos estão: canetas, canetinhas, marca texto, canetões para quadro branco, lápis, lapiseiras, apontadores e borrachas. Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar, desde que indique uma instituição de ensino pública para receber o prêmio.

O envio dos resíduos é feito gratuitamente pelos Correios e depois de recebidos são processados e transformados em matéria-prima, reintroduzida na cadeia produtiva, originando novos produtos, como lixeiras, pás de lixo e outros. O concurso está em sua 6ª edição e a ideia é mobilizar pessoas de todo o Brasil na limpeza de seus estojos, armários, gavetas e salas de aula, juntando o maior número possível de instrumentos de escrita de todas as marcas. O primeiro lugar será premiado com kits de material escolar pelo período de um ano, e os demais vencedores ganharão pontos extras que são revertidos em doações em dinheiro. O resultado será divulgado no dia 13 de junho de 2018.

Como participar – Basta se inscrever no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell no site da TerraCycle e começar a coleta. Assim que uma grande quantidade for acumulada, basta gerar etiquetas pré-pagas no site do programa para fazer o envio gratuito pelos Correios. Somente os materiais recebidos dentro do período de duração do “Faxina nos Armários” – 5 de março a 31 de maio de 2018 – concorrerão às premiações. Para garantir sua participação não deixe de observar o prazo de 3 a 5 semanas – contados da data de postagem – para o recebimento da remessa pela TerraCycle. Lembrando que o programa permanece vigente mesmo após o término da ação, com a pontuação regular de R$ 0,02 por unidade (12gr).

Link do Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita: https://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.

Link do concurso Fáxina nos Armários: https://www.terracycle.com.br/pt-BR/contests/faxina-nos-armarios-2018.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros.  Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle  engaja  globalmente  mais  de  60  milhões  de  consumidores,  verdadeiros  protagonistas  desta transformação socioambiental,  que  não  só  viabiliza  o  descarte  ambientalmente  correto  de  resíduos,  como também promove doações  a  instituições  sem  fins  lucrativos  escolhidas  pelos  próprios  participantes. Em 2016, a TerraCycle foi premiada no Eco Brasil e atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, Colgate-Palmolive, L’Occitane, JDE, P&G e 3M (Scotch-Brite).

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira reflorestada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada são as responsáveis pela produção de 2 bilhões de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfólio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Em 2004, o processo produtivo da companhia recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010. Em 2012, a Faber-Castell estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou um programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada que substitui o material virgem que seria utilizado e evita o descarte de resíduos no meio ambiente.

Carolina Martins
Communication
carolina.martins@terracycle.com